11 Cuidados necessários e imprescindíveis na limpeza de escritórios

Dentre os muitos processos que necessitam ser bem gerenciados dentro de uma empresa, a limpeza de escritórios surge como um dos principais. 

Embora pareça algo secundário e sem muita importância, garantir um ambiente limpo e agradável influencia diretamente nos resultados obtidos pela organização.

Isso porque o escritório é o lugar onde geralmente clientes, parceiros e fornecedores têm o primeiro contato físico com a empresa. E como diz o velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Ou seja, ao deparar-se com um ambiente sujo e desorganizado, a tendência é que as pessoas tenham uma péssima imagem da companhia.

E mesmo que, à primeira vista, o escritório pareça estar limpo, certos cuidados passam despercebidos por muitos gestores. Entretanto, eles merecem cuidado e atenção redobrados. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

 

1. Atenção aos detalhes

Teclados de computadores, vãos escondidos de janelas e portas, parte interna de armários, gavetas e arquivos. Esses são apenas alguns exemplos de lugares que, geralmente, são negligenciados durante a limpeza de escritórios.

Entretanto, dar atenção a esses cantinhos é uma maneira de garantir um ambiente impecavelmente limpo, saudável e organizado.

 

2. Higienização do ar-condicionado

Filtros de ar-condicionado sujos são um convite à presença de microrganismos potencialmente causadores de doenças no escritório.

Por isso, é imprescindível realizar a limpeza periódica do sistema de refrigeração! Assim, você fornece, para seus funcionários e clientes, um ambiente limpo, agradável e livre de ácaros, fungos e doenças.

 

3. Utilização de produtos apropriados

Hoje em dia, o que não faltam são produtos de limpeza exclusivamente criados para uma determinada função. Limpeza de vidros, carpetes, madeira, plástico, desengordurantes, entre muitos outros. O leque de opções é bastante amplo.

Justamente por isso, não utilizar os produtos apropriados na limpeza de escritórios é um tiro no pé. Além de facilitar a limpeza dos objetos e superfícies para os quais são destinados, eles também economizam tempo e esforço da equipe de limpeza, que poderá dedicar-se a outras tarefas igualmente importantes.

 

4. Escala de trabalho sem conflitos

Não são poucas as empresas que optam pela terceirização dos serviços de limpeza e coleta de resíduos do escritório. E apesar de essa ser uma ótima opção, também é necessário estudar e organizar muito bem a escala de trabalho das equipes terceirizadas.

Nesse contexto, tentar estabelecer jornadas de trabalho que não gerem conflitos com as horas de trabalho dos demais colaboradores da empresa é uma dica de ouro. Assim, ninguém — nem o pessoal da limpeza nem os funcionários do escritório — tem o trabalho prejudicado ou atrasado por outros.

Obviamente, isso nem sempre é possível, mas tentar encaixar horários de limpeza nas primeiras horas da manhã, durante o intervalo do almoço dos demais trabalhadores ou no final da tarde faz uma diferença e tanto no nível de limpeza do escritório.

 

5. Coleta de material reciclável

Caso o escritório e a empresa se preocupem com a sustentabilidade do planeta, contratar serviços de coleta de material reciclável é extremamente recomendado. Porém, é importante realizar treinamentos e campanhas de sensibilização dos funcionários, para que os resíduos sejam separados corretamente e tenham destinação adequada.

Por isso, é fundamental a contratação de empresas qualificadas e experientes na coleta de lixo. Assim, você tem certeza de que a coleta, o transporte e a destinação serão feitos corretamente e dentro dos parâmetros da legislação ambiental.

 

Leia Também: 7 erros que você não deve cometer na limpeza empresarial

 

6. Limpeza de superfícies diversas

Nem só de mesas e estações de trabalho se faz um escritório, não é mesmo? Em muitos casos, carpetes, persianas e cortinas também são parte da decoração e do mobiliário. E por isso mesmo, todos esses itens devem ser limpos e higienizados.

Com a utilização dos produtos apropriados, é possível limpá-los facilmente, deixando o escritório impecável — o que auxilia para a melhora do clima organizacional da empresa.

 

7. Cuidado com materiais delicados

Equipamentos, computadores, aparelhos de telefone, fax, impressoras, roteadores de internet e toneladas de fios. Provavelmente, isso é uma realidade em seu escritório, certo?

Por serem itens delicados — e que podem até mesmo parar a atividade da empresa caso deixem de funcionar —, é essencial que a equipe de limpeza contratada saiba manejá-los com cuidado e zelo. Assegure-se disso ao contratar esses serviços.

 

8. Bons equipamentos

Da mesma forma que os produtos de limpeza apropriados melhoram a higienização de escritórios, o mesmo se pode dizer dos equipamentos. Aspiradores potentes, vassouras e rodos ergonômicos, panos altamente absorventes, baldes que facilitam a limpeza e o despejo de água.

A tecnologia está a favor dos equipamentos de limpeza e existe para ser utilizada e aproveitada. Mesmo que isso signifique gastar um pouco mais, o investimento vale a pena e retornará em benefícios em pouquíssimo tempo.

 

9. Plantas

Se o seu escritório conta com plantas naturais na decoração, é fundamental que elas estejam sempre bem cuidadas e viçosas. Do contrário, o efeito conseguido é exatamente o oposto do desejado.

Regá-las com a frequência necessária, expô-las ao sol e limpar regularmente as folhas são tarefas que não podem ser deixadas de lado. Por isso, conte com uma empresa que presta serviços de limpeza e também ofereça cuidados com plantas e áreas verdes.

 

10. Uso de EPIs

Pessoas que trabalham com limpeza estão constantemente expostas a produtos potencialmente tóxicos e perigosos. Então, é necessário exigir o uso de EPIs por parte da equipe, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores.

Luvas, uniformes feitos de tecido resistente e, em alguns casos, máscaras, estão entre os principais equipamentos de proteção que devem ser exigidos por parte da empresa contratante.

 

11. Atenção a SLAs de limpeza e normas sanitárias

O Acordo de Nível de Serviço ou SLA, para serviços de limpeza são extremamente importantes, pois listam todos os direitos, deveres e obrigações de ambas as organizações. É necessário analisá-las com muito cuidado antes de firmar uma parceria.

Do mesmo modo, as normas sanitárias vigentes no país devem ser respeitadas e seguidas, e é imprescindível que sua empresa só firme contratos de terceirização com quem cumpre tais normas e segue a legislação à risca.

Essa cautela respalda a seriedade da contratação e protege a sua empresa de eventuais ações e multas de órgãos fiscalizadores.

 

Conte com uma empresa especializada em prestação de serviços terceirizados!

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outros conteúdos:

Inscreva-se em nossa Newsletter!